IMG-20150515-WA0007

Bolo de cenoura

O bolo favorito da minha caçula é o de cenoura (puxou a mãe)! Toda vez que pergunto qual bolo devo fazer naquela semana as respostas se dividem, mas “bolo de cenoura” é sempre a pedida dela! E não foi diferente quando fiz essa pergunta em seu aniversário. Então aqui compartilho com vocês essa receita tão querida em nossa casa!

IMG-20150515-WA0007

Ingredientes:

3 cenouras médias
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (chá) essência de baunilha
1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de preparo:

Lave, descasque e corte as cenouras. Coloque-as no liquidificador juntamente com os ovos, o óleo e a essência de baunilha! Bata tudo até formar uma mistura homogênea. Reserve.

Numa tigela coloque a farinha, o açúcar e o fermento. Misture tudo e, após, adicione a mistura das cenouras. Mexa até uniformizar a massa.

Despeje o líquido em uma assadeira untada de margarina e enfarinhada. Leve-na para o forno pré aquecido em 180ºC por aproximadamente 40 minutos (lembre-se de fazer o teste do palito após 35 minutos, já que o tempo varia de forno pra forno e, caso você abra o forno antes disso o bolo poderá “desandar”).

Cobertura:
1/4 xícara de leite
2 colheres (sopa) cacau em pó
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) cheia de manteiga

Coloque tudo em uma panela e eve ao fogo médio.Se você gosta da calda bem líquida, então aguarde apenas até homogeneizar tudo, isto é, até que a manteiga tenha derretido completamente e o açúcar não esteja mais visivelmente granulado na mistura. Se preferir que fique uma “casca durinha”, então mexa até começar a desgrudar da panela e despeje imediatamente sobre o bolo, pois caso contrário endurecerá na panela e você precisará de mais leite para retomar o ponto da calda.

Dica: Sempre que for colocar ingredientes no liquidificador insira os líquidos primeiro. Assim o liquidificador não ficará sobrecarregado (fazendo força extra) na hora de liquidificar tudo.

9 ideias sobre “Bolo de cenoura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *