IMG_5936

Macarrão com brócolis e linguiça

Macarrão é um prato que além de agradar a todo mundo também é prático e versátil. A típica macarronada, com molho vermelho, é uma delícia, sem dúvida, mas poder variar com qualidade e nutrição é sempre importante! Aqui em casa sempre faço macarrão aos sábados ou domingos. E dependendo da preguiça, dos pedidos ou da correria, ele pode ser um yakissoba, um carbonara ou esse que vou lhes apresentar hoje, com brócolis e linguiça.

Ingredientes:

500g macarrão (pode ser qualquer tipo e tradicional ou integral)
1 maço de brócolis
1kg linguiça toscana
sal (para cozimento do macarrão)
3 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo:

Com a linguiça totalmente descongelada, retire toda a carne da tripa. Desfaça bem toda a carne da linguiça e exclua as pelotas de gordura, descartando-as no lixo.  Separe.

Coloque a água para ferver. Quando começar a ferver adicione o macarrão para ser cozido.

Limpe o brócolis e separe/corte-o em pequenos galinhos.

Enquanto isso, coloque o azeite em uma panela ou frigideira grande e refogue a linguiça. Não é preciso acrescentar nada de sal, pois ela já é salgada! Acrescente o brócolis quando a linguiça estiver praticamente cozida. Misture um pouco e, após, tampe a panela deixando que o brócolis cozinhe por cerca de 5 minutos em fogo médio-baixo. Desligue a panela, que deverá permanecer tampada, mantendo o calor do alimento enquanto o macarrão termina de cozinhar. Afinal, o molho pode esperar o macarrão, mas o macarrão não pode esperar o molho!

Como macarrão no seu ponto preferido de cozimento (seja ele al dente ou bem cozido), escorra a água do cozimento e jogue água fria sobre o macarrão a fim de cessar seu cozimento e extrair um pouco do sal que estava na água.

Misture o brócolis e a linguiça ao macarrão e sirva ainda quente com um bom (e preferencialmente “fresco”) queijo parmesão ralado por cima.

 

IMG_5936

Dica: Quando estiver próximo do final do cozimento do brócolis, acrescente alguns tomates cereja fatiados ao meio à panela.

Uma ideia sobre “Macarrão com brócolis e linguiça”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *