Pavê Bombom de Uva

Quem não tem uma tia, além da mãe e das avós, que sempre aparece com um prato delicioso nas reuniões de família?

Eu tenho a tia Bi, que sempre nos agrada com alguma novidade deliciosa! A receita do capuccino caseiro que postei aqui é dela, e agora apresentou-lhes outra gordice maravilhosa, que é essa torta/bombom/pavê de uva!

Eu faço muito essa receita (além da torta de maçã verde e do brigadeirão) como sobremesa para um churrasco, por exemplo, pois é um doce gostoso e que não é pesado – além de ser super fácil, rápido e prático de se fazer!

Espero que vocês também façam, experimentem e gostem, como a gente aqui em casa!

Ingredientes:

  • Uvas sem semente (Thompson, Crimson… o que importa é que seja sem caroço, independente do tipo ou cor)
  • 2 caixas/latas de leite condensado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 3 caixas de creme de leite
  • 200g chocolate meio amargo

Modo de preparo:

Retire as uvas com cuidado dos cabinhos, sem danificá-las. Caso contrário, elas soltarão água e isso mudará a consistência e sabor do creme (aliás, esse, infelizmente, é o problema de usar morangos nessa receita). Lave, seque e enxugue-as. Espalhe as uvas sobre um refratário médio, cobrindo-o por completo. Reserve.

Leve ao fogo baixo as 2 caixas de leite condensado com a manteiga até dar o ponto de brigadeiro (descolando da panela). Reserve.

Pique o chocolate meio amargo e derreta-o em banho maria (lembre-se que o pote do chocolate não pode encostar na água quente da panela abaixo dele) ou no microondas. Quando ele estiver completamente derretido acrescente 1 caixa de creme de leite e misture bem, incorporando ambos os ingredientes. Reserve.

Com o brigadeiro branco já morno, adicione 2 caixas de creme de leite e misture bem. Quando esta mistura estiver quase fria, despeje-a sobre as uvas com cuidado para não tirar as uvas do lugar, espalhando bem para cobrir tudo.

Por fim, derrame o chocolate sobre o creme branco, cobrindo-o por completo.

Sirva gelado e bom apetit!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *